5 dicas de como ser um bom programador

Eu “faço programa” desde 2009 e de lá para cá escrevi e vi muito código e de tanto ver código bom, ruim, de fácil manutenção, difícil manutenção, entre outros, acabei identificando algumas coisas que me ajudaram a programar melhor.

La nos primórdios, quando ainda tava engatinhando na programação, li um artigo que falava da diferença entre um cara que programa e um programador, e sim acredito muito nessa diferença. Como o próprio autor diz não basta escrever código para ser um programador.

Com base nesse artigo e na minha experiencia profissional, levantei as 5 dicas de como ser um bom programador abaixo:

 

Dica 1: Não pare de aprender

como-ser-um-bom-programador-dica1

Não ache que você vai aprender a programar somente no trabalho, bons programadores sempre procuram aprender algo novo, seja uma nova linguagem, uma nova técnica, uma nova ferramenta, ou outra coisa.

Procure interagir com outros desenvolvedores, seja em um curso, projeto paralelo ou eventos, pois é sempre bom ter uma visão diferente sobre o assunto programação.

Tenha fome e sede de conhecimento pois nosso cérebro precisa de estímulos constantes e tendemos ficar estagnados, achando que estamos dominando os assuntos que nos cercam no dia a dia.

 

Dica 2: Pense muito antes de começar a escrever seu código

como-ser-um-bom-programador-dica2

Tenha um raciocínio mais analítico, pense em como fazer a sua tarefa e em todos os impactos que sua alteração pode causar em vez de sair codificando.

Planeje tudo o que você tem que fazer para entregar sua tarefa e faça um checklist de tudo o que você precisa fazer e testar para garantir que você não entregue sua tarefa pela metade ou com muitos bugs.

 

Dica 3: Escreva códigos simples

como-ser-um-bom-programador-dica3

Bons programadores escrevem códigos para que outros programadores consigam ler, ou seja, faça isso o mais simples e direto que você conseguir.

Não escreva código duplicado, sempre volte no que você está codificando e tente identificar partes repetidas e extraia essas partes para novos métodos.

De nome as variáveis para identificar o que elas fazem e não para identificar os tipos que elas são.

Escreva métodos pequenos e evite usar parâmetros complexos para que eles possam ser testáveis com testes unitários e de nomes que significam o que realmente eles fazem.

 

Dica 4: Saiba pedir ajuda

como-ser-um-bom-programador-dica4

Não fique com medo de pedir ajuda, pois seu colega ao lado já pode ter resolvido o problema que você tem no momento. Mas cuidado para não ficar parando seu colega muitas vezes, pois você pode atrapalhar sua concentração e sua produtividade.

Antes de pedir ajuda, certifique-se que você esgotou a maioria das soluções que você encontrou, depure cada linha do código para entender como ele funciona e se for um assunto que você não domina procure estudar sobre ele nas horas vagas.

 

Dica 5: Compartilhe seu conhecimento

como-ser-um-bom-programador-dica5

Não seja egoísta mantendo o conhecimento todo para você, você não vai colocar seu emprego em perigo se seus colegas melhorarem, pelo contrário, você pode acabar se tornando um ponto de referência na sua equipe.

Crie uma cultura de ajudar os outros, além de trabalhar melhor em equipe você vai melhorar o conhecimento dos outros.